10 coisas que me irritam no facebook


Talvez você tenha visto trocentas matérias dizendo como se comportar em uma rede social e as coisas que devem ser evitadas sob risco de interpretação equivocada, mico ou, em casos mais extremos, bloqueio por parte de amigos. E eu não poderia ficar de fora dessa. Mas como eu não sou hipócrita, vou citar as 10 coisas que eu mais odeio no facebook e apontar o que eu faço, mesmo recriminando os que também o fazem.

1 - Linda: Quem é que nunca se deparou com uma foto feminina no mural e um turbilhão de "lindaaa!" proveniente das amigas. Pode ser uma selfie ao acordar, com roupa do pavão de estimação do cantor Falcão, após aquela cirurgia de aplicação de 5 kg de botox e 200 kg de silicone na boca ou simplesmente ela ser feia como um kiwi atropelado e tirar um autorretrato fazendo careta. "Linda sempre estará lá". NÃO FAÇO.

2 - Comentaristas do tempo - Se está calor, reclama. Frio, ainda mais. Chuva, oh my god. Ventos laterais sudoeste de convergência tropical el niño cilonístico, é o fim. Pessoas ainda se dão ao trabalho de fazer e/ou compartilhar posts ilustrados com cachorrinhos fofinhos, animaizinhos irritados ou qualquer coisa do estilo para comentar o eventual cataclisma meteorológico. NÃO FAÇO.

3 - Revoltadinhos - O mundo está errado, uma revolução é necessária, os humanos estão corrompidos e egoístas, o governo está liquidando nossas esperanças, o capitalismo está sugando nossa energia e temos que, urgentemente, sair às ruas para devolver ao planeta um mundo mais justo e honesto. Essas pessoas são efusivas em seus discursos. Chegam até a salivar espumas de fogo enquanto seus dedos transferem sua raiva para o teclado. Criam uma série de eventos que irão mudar o curso da humanidade. Mas não tiram seus traseiros gordos da cadeira nem para escovar os dentes. OK, EU FAÇO ISSO.

4 - Selfie a Lot - Existem pessoas que exageram na dose selfie diária. Eu chego a acreditar que o smartphone já se acoplou às mãos e qualquer movimento nos dedos aciona a foto. Desde o primeiro movimento de abertura dos olhos do dia até o fechamento ocular noturno, o ciclo diário da pessoa é recheado de selfies inúteis e fúteis. E, na maioria dos casos, a expressão da pessoa não muda. Só o ceneario ao fundo. NÃO FAÇO.

5 - Check-in a lot - Em casa, na estrada, no bar, na padoca, na casa do vizinho, no banheiro, na escrivaninha que fica no quartinho dentro da edícula, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê. Esta pessoa faz check-in em absolutamente todos os lugares que passa. Talvez queira construir a imagem de bon-vivant, mas na verdade mal saiu em um raio de 10 km da casa. OK, EU FAÇO ISSO.

6 - Indiretas - Gente que adora transar com o namorado da gente na minha cama vestida com a minha roupa e ainda pedindo para que ele a chame pelo seu nome. Odeio. Talvez a indireta seja a mais próxima de uma unanimidade de atitude lastimável entre os participantes da rede social. Sei lá, acho que pessoas que vivem dando indiretas não são felizem com elas mesmas. Só acho. #ficaadica. Apesar de algumas vezes a vontade me corroer, NÃO FAÇO.

7 - Hashtag - I-R-R-I-T-A-N-T-E. #odeiohashtag. #jogadavelhaéocacete. Pra que? Porque? As pessoas utilizam esta ferramenta de pesquisa e promoção de conteúdo de forma banal, sem nenhum propósito, só para se sentir #in, #moderno, #up, #on, #connect. Daqui a pouco estão liberando seus coliformes fecais no sanitário, tirando fotos e escrevendo #cagandopravc. Vamos usar o hashtag com parcimônia, por favor. OK, EU FAÇO ISSO.

8 - Muro das lamentações - É de chorar. As pessoas perderam o senso do amor próprio e começaram a despejar suas fúrias, indignações, sofrimentos de cunho pessoal na rede. Por favor, procure um psiquiatra e nos poupe de seus lamentos. Isso quando o mimimi não vem acompanhado daquele desfecho pronto do facebook (se sentindo irritada/com sono/triste, etc). Os motivos vão desde uma topada de dedo no criado-mudo até um trágico acidente aéreo em que a pessoa perdeu o vizinho do tio daquele amigo que ele conheceu rapidamente em uma viagem de lua-de-mel em meados de 1988 no sul da Tanzânia. OK, EU FAÇO ISSO.

9 - Sr e Sra Fitness - Bastou entrar na academia e está lá: tirando sua foto no aparelho, correndo na esteira ou suado bebendo gatorade e fazendo pose de triatleta se preparando para as Olimpíadas. Outros preferem todo santo dia postar um "Partiu Crossfit pesado com os brutos da academia em um calor de 54 graus. No pain, no gain.". Mas espere alguns meses que tudo volta ao normal. A pessoa desiste e volta a sua rotina sedentária. OK, EU FAÇO ISSO.

10 - Stand-up face - Não podia faltar o engraçadinho ocioso. Vive postando piadas, trocadilhos ridículos, vídeos bobos, feios e caras de melão. São tantos posts cheios de graça que ele deve achar que o facebook é o seu palco de apresentação, mesmo vendo que sempre são as mesmas meia dúzia de pessoas que curtem há 10 anos. NÃO FAÇO. BRINKS, FAÇO, SIM. Olha lá, mais uma "engraçadinha" dele!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negão da piroca

Pombinha Manca

Pergunta indiscreta