Primeira piada do mundo (crônica retrô)


Estava perambulando pelos portais da internet, quando me deparei com uma notícia deveras atípica: Pesquisadores da Universidade Anedótica de Londres descobriram o que acreditam ser a primeira piada contada em nosso planeta. A anedota mais velha do mundo remonta a 1900 a.C. E sugere que o humor escatológico era tão popular nessa época quanto é hoje. Segundo pesquisa, a piada surgiu entre os sumérios, que viveram no que é hoje o sul do Iraque. Preparados para a anedota?

"Algo que nunca aconteceu desde o começo dos tempos: uma mulher nunca soltou um pum no colo do marido".

Parei, li, tentei interpretar, mas não deu. Que piada é essa? Quem foi o fanfarrão que lançou esta anedota? Provavelmente Aristóteles Toledus. Não é possível que os sumérios, depois de uma longa e cansativa peregrinação sob o sol escaldante do Iraque, tenham suportado ouvir tamanha asneira. Aposto que era aquele típico folgado, que não ajudava a carregar as tralhas, vivia reclamando e atormentava com comentários inconvenientes. Tenho certeza, também, que a reação consequente à anedota foi algo do estilo: "nossa, essa foi muito boa, estou roxo de tanto rir....ha.....ha....ha"

Poxa, o cara teve a chance de deixar seu nome escrito nos anais da história da humanidade com a primeira piada já registrada e ele faz esse papelão? Nem em concurso de piadas do Show do Tom Cavalcante ele conseguiria um prêmio. O pior foi saber que esta anedota ecoou por quase 4 mil anos. Aliás, como o pesquisador descobriu essa piada? Seria ele o verdadeiro autor e, com vergonha da reação de seus companheiros, deu os créditos para um errante sumeriano? Não quero pensar nessa hipótese, não sou chegado a especulações sem prova.

Bom, mas voltando à anedota, o sumeriano que deitou-se com o Bozo e acordou gozadinho no Iraque, provavelmente foi execrado por seus companheiros, pois não existe senso de humor que aprove essa piada. O que tem de engraçado em uma mulher soltar um pum no colo do marido? Tudo bem, o fato de soltar um pum é motivo de risos hoje em dia e será sempre, mas não que isso possa servir de motivo para uma piada. O pum é engraçado por natureza, mas perde o humor quando torna-se uma piada, entendem?

Provavelmente não há registros de piadas na época dos dinossauros, mas os homens das cavernas podem muito bem ter concebido piadas do estilo: O que é verde, voa e come pedras? O pterodactilo verde voador comedor de pedras". Sem contar que há um dinossauro que tinha vocação para piadas, o Tirando Sarro Rex. Então, seu sumeriozinho de meia pataca, não me venha com xurumelas, pois, para o bem da humanidade, nos recusamos a atribuir a sua pessoa o crédito de ser o primeiro anedotista do mundo. E por sua causa, somos obrigados a ver programas como Zorra Total (tenho certeza que todos do casting do Zorra são seus antepassados). Ah, se fosse hoje em dia...ao contar essa piada você seria explodido por uma mina de chão no Iraque...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negão da piroca

Pombinha Manca

Pergunta indiscreta