6 motivos de vergonha alheia nas empresas


Só de ler o título da crônica, provavelmente você já saiba do que se trata. Isso mesmo, algumas empresas insistem em adotar certas atitudes para se mostrarem moderninhas ou com ambiente super transado e feliz. Agências de propaganda, área que eu atuo, fazem isso aos montes. E a vergonha alheia se instala. Para piorar, com o fenômeno das redes sociais, as empresas postam e compartilham o resultado da bizarrice para os 4 cantos da internet. E os pobres funcionários são coagidos a participar e expor seus rostos derrotados por um capricho corporativo.
Feito o devido desabafo introdutório, é hora de exemplificar. A seguir, os 7 motivos de vergonha alheia nas empresas.

1 - O famoso vídeo de fim de ano

Toda empresa faz. Agências de propaganda, que tem na criatividade seu core business, não poderiam ser diferentes. Problema é que o roteiro prevê coreografias ridículas, expressões de felicidade intensa e, algumas vezes, fantasias toscas. Você consegue ver no semblante do funcionário que ele está ali contrariado, suplicando para ser retirado desta tortura audiovisual. E quando a empresa faz um jingle e pede para seus colaboradores interpretarem? Coitados…

2 - Bermuda day

Acho legal permitirem trabalhar de bermuda, ainda mais na época de calor. Mas pra que compartilhar tal fato nas redes sociais? Se é para se mostrar moderna, melhor mostrar com os trabalhos. Hoje em dia bermuda até ficou careta, tem agência europeia que permite o Nude day. Portanto, continue permitindo o uso de bermudas, mas não precisa expor como um trofeu nas redes, ok?

3 - Festas temáticas internas

Também acho legal como forma de integrar pessoas e unir equipes. Só. Não é necessário nenhuma mega produção. Sério, ninguém liga pra isso, a menos que você seja um Google ou Facebook da vida. As empresas normais acabam por passar vergonha com decorações toscas, fantasias tímidas (e não passa de meia dúzia de pessoas que aderem ao tema), salgados frios e refrigerantes quentes. Sem contar que todos os funcionários ficam com a consciência pesada - reforçada pela cara de carrasco do chefe - e a festa dura poucos minutos. Logo estão de volta ao batente.

4 - Ambiente moderno

Algumas empresas, sob forte influência das gigantes de TI mundiais, incluem alguns elementos dessas empresas para o seu universo. Mesa de sinuca, videogames, puffs e outros são fotografados e colocados na rede para indicar que elas seguem as tendências mundiais, como se isso fosse fazer a criatividade aflorar. Certos funcionários, mais soltinhos, até compartilham fotos simulando o uso das novidades, afirmando que o fazem em horário comercial, mas duvido. É igual piscina em empresa. Está lá, mas ninguém tem coragem de usar.

5 - Apelidos

Desde a infância o ser humano não sabe lidar pacificamente com apelidos. Hoje é conhecido como bullying. Então por que raios nas empresas vai ser diferente? Por que a empresa Mauro S/A precisa chamar seus colaboradores de Maurusianos ou Maurenses? E como se não bastasse, espalham isso de uma forma guerilheira viralizadora.

6 - Amigo Secreto

Amigo Secreto é constrangimento na certa. Na família é, no trabalho é ao quadrado. Dependendo de quem você tirar, é ao cubo. Se for seu chefe, à quarta potência. Se o evento estiver regado à bebida alcoólica, ao infinito, com possibilidade de demissão por justa causa e prisão preventiva no complexo de Bangu 666.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negão da piroca

Sábio guru

Pombinha Manca