10 verdades indubitáveis sobre as novelas


Para escrever essa crônica foi preciso um profundo trabalho de observação durante anos e anos nas telenovelas Globais. E seja nos folhetins televisivos das 18h, 19h, 21h, 23h, seja de época, seja drama, comédia, romance, enfim, algumas tramas são exatamente iguais. E cheguei às 10 verdades indubitáveis sobre as novelas brasileiras:

1 - Pode ser o prédio mais seguro, a casa mais bem vigiada, o recinto mais intransponível, qualquer pessoa vai entrar sem avisar e tocar diretamente a campainha, sob grunhidos enfurecidos do dono da casa "Caceta, mania essa de o porteiro ou o segurança não avisar quem chega.

2 - O casal protagonista vai trocar juras de amor eterno, mas basta um deles pisar minimamente na bola, que o romance acaba ali mesmo. E esse ciclo vai se repetir dezenas de vezes até terminarem, enfim, juntos.

3 - Ainda sobre o casal protagonista, na primeira briga, o homem vai se encontrar com a ex, ter uma relação tórrida de uma só noite e tcharãmmmm: justamente nesse dia ela está no período fértil e engravida.

4 - Novela é recheada de grandes eventos, como inaugurações, casamentos e festas em geral. E, independente do perfil do acontecimento, todos os personagens da trama estarão lá, desde o núcleo pobre, ricos, amigos, inimigos e figurantes, caso o espaço do evento seja tão grande que precise completar.

5 - Em uma cidade grande, com mais de 4 mil restaurantes, um único deles será palco de encontro entre os inimigos da novela.

6 - A novela é o país do futuro, onde é muito fácil ganhar dinheiro e ser uma pessoa bem sucedida. Pode ser um mendigo que teve a ideia de montar camas box de papelão. Ele lança no mercado, em pouco tempo uma empresa adora a ideia e patrocina e logo ele é o Rei do Papelão. E no evento de lancamento, todos os protagonistas da história estarão lá.

7 - A prisão é um capítulo a parte. Na prisão feminina, a ricaça é presa e logo dá de cara com uma sapatona, cheia de tatuagem, forte com um palito na boca e ameaçando a "dondoca". Para aumentar a tensão, a "carrasca" completa: "Opa, carne nova no pedaço!". E as companheiras de cela dizem: "éééé". Na masculina acontece basicamente o mesmo. Mas a tensão fica por aí, pois nenhum ator fica mais de 1 dia na prisão.

8 - Carros foram feitos para capotar. Seja por alta velocidade ou por descontrole ao volante. Em uma perseguição implacável, mesmo a 12 km/h, a rampa sempre estará lá para auxiliar a capotada cinematográfica.

9 - Segredos são fundamentais em qualquer enredo e a revelação de que certo personagem é o pai de outro é o mais comum. Dá a impressão que o Brasil é um país de adotados.

10 - O protagonista está em casa, conversando com alguém. Esse alguém vai embora. 1,33 segundos depois, a campainha toca. O protagonista diz: "Esse cara que acabou de ir embora deve ter esquecido a chave, só pode ser". Ele abre a porta e dá de cara com o inimigo ou um grande amor do passado, que provavelmente entrou no prédio seguro sem ser anunciado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negão da piroca

Pombinha Manca

Pergunta indiscreta