Tipos em uma Assembleia de Condomínio


Antes de morar em minha casa atual, morei em um condomínio fechado e participei de uma Assembléia Geral de Condomínio antes de me mudar, que definiria, entre outras coisas, as regras internas do condomínio, o novo síndico, data de entrega das chaves, valor do condomínio, entre outras cositas mais. Agora, imaginem mais de 100 famílias discutindo sobre os assuntos importantes de nossos novos lares. Seria confusão na certa. Conflito de interesses, opiniões estapafúrdias, polêmicas irrelevantes e princípios de barracos homéricos.

E, durante a assembléia, consegui identificar 10 tipos básicos deste tipo de evento. Divirtam-se e veja se reconhece alguma destas figuras:

1 – O Reclamão – Nunca está satisfeito. Qualquer resolução é passível de questionamentos, contestação e ira. Mal o moderador inicia um assunto, o reclamão já está com a mão estendida. E não adianta, essa pessoa nunca estará satisfeita.

2 – O Sr. Palavras de Veludo – Adora aplausos. É um aproveitador de discussões para lançar suas frases de efeito. Prega o bem comum e adora terminar suas frases com "vamos usar o bom senso"

3 – O Político – Certamente almeja o cargo de síndico. Empolga-se tanto que faz discurso exacerbado e emotivo. Se bobear até promete obras de metrô saindo da sua casa até a área de lazer.

4 – A Patricinha – Protagonista das idéias mais excêntricas. Adora causar. Parece uma Rockstar de tantas exigências. Latas de lixo da Hello Kitty, postes de luz com strubble e palmeiras imperiais austríacas em cada esquina.

5 – O Provocador – Adora um barraco. Vai contra algumas opiniões só para irritar. Quer sempre ver o circo pegar fogo. Se 2 pessoas discutem pacificamente, ele põe pimenta até virar briga. Adora frases como: "Nossa, você vai deixar ele falar assim?" e "O que?? Chamou de palhaço na cara!!! Você vai deixar? É um homem ou um saco de batatas?"

6 – Sr. Tudo Bem – Aceita tudo. Se proibirem ele de ter uma TV na sala, não contesta. Geralmente tem uma mulher que o chama de molóide. Mas ele não liga, tudo bem!

7 – A Tímida – Por dentro tem muitos questionamentos e opiniões. Mas é tímida e tem vergonha de falar em público. Para isso, usa o companheiro para esta tarefa. "Vai, amor, pergunta isso!" ou "Ah não, amor, fala que você discorda".

8 – O Festeiro – Não quer nem saber de resoluções, de votações ou coisas do gênero. Só vai na assembléia para fazer novos contatos e quer saber quando pode marcar aquele churrasco na área de lazer.

9 – O Viajandão – Nunca presta atenção nos assuntos que estão em pauta e faz perguntas que não têm nada a ver com o que está sendo discutido, atrasando sempre o andamento da assembléia.

10 – O Sr. Quero ser um cara legal – Altamente inconveniente, faz piadas, sem graça por sinal, com qualquer situação. Ri e fala alto, quer aparecer e ser o mais popular do condomínio. É o futuro Sr. Mala.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negão da piroca

Sábio guru

Vaguinha difícil